CURSOS


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ambientação

Ambientação 

Ambientação

Módulo de Ambientação à Plataforma Moodle para estudantes do Curso de Especialização em Saúde da Família do Projeto Universidade Aberta do SUS (UNASUS), da Universidade de Brasília (UnB). O módulo tem o objetivo de orientar os alunos para o uso de algumas funcionalidades do ambiente virtual de aprendizagem. É composto por três lições que abordam os seguintes temas: orientação passo a passo ao ambiente Moodle, edição do perfil do usuário, navegação e interação com a plataforma, utilização das ferramentas “Fórum”, “Envio de arquivos”, “Wiki” e “chat” (bate papo).








Tic's

Tecnologias da Informação, Educação e Comunicação

Tecnologias da Informação, Educação e Comunicação

Neste módulo trabalharemos os princípios da Comunicação em Saúde mediada por Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC). Tem como objetivo introduzir o aluno à utilização das tecnologias de EAD para o desenvolvimento de habilidades e competências para emprego das novas formas de ensinar e aprender, mediadas pelas TICs na informação, educação e comunicação em saúde, e ainda utilização desses recursos para fortalecer estratégias de aprendizagem e mediação colaborativa em rede na base territorial para a Gestão da Informação e do Conhecimento em Saúde. As atividades estão distribuídas em 7 lições assim constituídas: diferenciação entre informação e comunicação; educação aproximativas mediada por tecnologias; fundamentos da comunicação em Saúde; tipos de comunicação; princípios da comunicação para tomada de decisões; planejamento em comunicação e fluxo de comunicação.








Politicas de Saude

Políticas de saúde e organização do processo de Trabalho em Saúde da Família

Políticas de saúde e organização do
processo de Trabalho em Saúde da Família

Este módulo tem foco no contexto no qual acontece o trabalho cotidiano e a organização das Equipes de Saúde da Família. É composto por três lições que abordam os seguintes temas: diagnóstico inicial das competências dos participantes e o instrumento de acompanhamento; direto à saúde e características específicas do SUS, a Estratégia de Saúde da Família (ESF) e os desafios da relação da ESF com o conjunto da rede de serviço do SUS; mecanismo de gestão participativa no SUS; processo de trabalho da ESF na prática multiprofissional com abordagem interdisciplinar e intersetorial. Procura-se convidar os participantes a refletir sobre suas atividades do dia a dia, procurando a expressão de dinâmicas sociais mais amplas e possibilidade de melhora da sua organização.








Saude da Crianaça e do Adolescente

Cuidado Integral da Saúde da Criançae do Adolescente

Cuidado Integral da Saúde da Criança
e do Adolescente

Esse módulo visa analisar o processo saúde-doença-cuidado da criança e do adolescente no país com foco nos fatores de risco determinantes da morbi-mortalidade dos grupos etários á luz das políticas públicas definidas pelo Ministério da Saúde no âmbito da atenção básica/Estratégia Saúde da Família. A proposta visa ainda à elaboração de planos operacionais nas unidades de atuação das Equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF).

Os assuntos são distribuídos em 11 lições a saber: prematuridade, desmame precoce, crescimento e desenvolvimento do bebê a termo e prematuro, ginecomastia, puberdade, gravidez na adolescência, desestrutura familiar, violência doméstica e uso de drogas.








Cuidado Integral da Saúde da Mulher

Cuidado Integral da Saúde da Mulher

Cuidado Integral da Saúde da Mulher

Os conteúdos desse módulo estão divididos em três eixos: comunitário, familiar e individual. O módulo tem foco no desenvolvimento de habilidades que possibilitem a efetivação de práticas multiprofissionais e interdisciplinares capazes de diminuir a morbidade e mortalidade feminina de causas preveníveis e controláveis e assegurar qualidade assistencial no atendimento da mulher em todas as fases do seu ciclo vital. Os conteúdos abordados são: rastreamento do colo de útero e mama; violência contra a mulher; ciclo familiar; planejamento reprodutivo; assistência ao parto; aleitamento materno; agravos ginecológicos comuns.








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Cuidado Integral da Saúde do Adulto

Cuidado Integral da Saúde do Adulto

O módulo tem foco nas práticas integrais do cuidar à saúde do adulto, considerando suas necessidades de saúde-doença, a partir do perfil epidemiológico no âmbito da Atenção Básica/Estratégia Saúde da Família, visando construir plano de cuidados ao indivíduo, às famílias e à comunidade. Os conteúdos estão divididos em 4 lições: Estilo de Vida Saudável; Hipertensão Arterial; Tuberculose e Diabetes Mellitus.








Cuidado Integral da Saúde do Idoso

Cuidado Integral da Saúde do Idoso

Cuidado Integral da Saúde do Idoso

O presente módulo busca promover a integração dos profissionais das equipes de Saúde da Família para a prestação da assistência aos pacientes, reconhecendo a importância de manter e restaurar o estado funcional e a qualidade de vida do idoso, no âmbito da Atenção Básica/Estratégia Saúde da Família. É composto por quatro lições que englobam o processo de envelhecimento; grupos de convivência; práticas de cuidado integral à saúde do idoso nas UBS e saúde da família; violência – Estatuto do Idoso e redes de apoio social; relações familiares; cuidados em gerontologia e prevenção de acidentes; assistência domiciliar; atenção ao cuidador; os cinco Is da geriatria (iatrogenia, imobilidade, instabilidade, incontinência e insuficiência das funções cognitivas) condições crônicas de saúde; alterações na acuidade visual e auditiva; sexualidade do idoso e cuidados paliativos assistência ao óbito em domicílio.








Promoção à Saúde Bucal

Promoção à Saúde Bucal

Promoção à Saúde Bucal

Este módulo, composto por seis exercícios, foi desenvolvido com intuito de proporcionar aprendizado interativo, dinâmico e contextualizado sobre saúde bucal visando discutir as contribuições desta no contexto da promoção de saúde, fazendo-se valer de situações que perpassam o cotidiano da equipe multidisciplinar da Estratégia de Saúde da Família (ESF), além de discutir as competências necessárias pelos profissionais no âmbito da atenção básica.








Cuidado Integral à Saúde Bucal

Cuidado Integral à Saúde Bucal

Cuidado Integral à Saúde Bucal








Cuidado Integral em Saúde Mental

Cuidado Integral em Saúde Mental

Cuidado Integral em Saúde Mental

Esse módulo visa capacitar os profissionais de saúde para atuarem na mobilização na rede interna e externa do território com foco na atenção integral à saúde mental. É constituído por 9 lições com os seguintes conteúdos: rede de atenção à saúde mental; núcleo de apoio a saúde da família (NASF); transtornos mentais comuns; transtorno de ansiedade generalizada; transtorno depressivo; transtorno do pânico; transtorno obsessivo-compulsivo; psicoses; uso, abuso e dependência de substancias psicoativas.








Doenças Infecciosas e Parasitárias

Doenças Infecciosas e Parasitárias

Doenças Infecciosas e Parasitárias

Este módulo é dividido em nove lições e aborda epidemiologia, manifestações clínicas, diagnóstico, tratamento, medidas de controle e vigilância epidemiológica das seguintes doenças: Influenza, Febre Amarela, Leishmaniose, Malária, Doença de Chagas, Parasitoses, Esquistossomose, Doenças Sexualmente Transmissíveis e Hantavirose.








Saúde do Trabalhador

Saúde do Trabalhador

Saúde do Trabalhador

O presente módulo destina-se a auxiliar as equipes de Saúde da Família (SF) a desenvolver atenção qualificada aos trabalhadores sob sua responsabilidade orientando as ações de promoção e vigilância da saúde, assistência e a gestão do cuidado, no cotidiano de trabalho das equipes de SF. Neste módulo, composto por 6 atividades, são apresentados aspectos históricos conceituais e os principais marcos regulatórios que orientam o cuidado dos trabalhadores no SUS, as formas de adoecimento relacionadas ao trabalho prevalentes em nosso meio e alguns dos recursos e instrumentos disponíveis para a investigação e a identificação dos fatores de riscos para a saúde gerados pelos processos produtivos e o estabelecimento da relação dos agravos ou doença com o trabalho.








Assistência Farmacêutica

Assistência Farmacêutica

Assistência Farmacêutica








Saúde e Ambiente

Saúde e Ambiente

Saúde e Ambiente

O módulo visa analisar os principais conceitos, objetivos e métodos de Vigilância em Saúde Ambiental e aplicá-los no âmbito da Vigilância da Saúde, utilizando conceitos, estratégias e instrumentos de gestão da Vigilância em Saúde Ambiental na abordagem de problemas de saúde associados aos determinantes socioambientais com repercussão na saúde humana. Esse módulo é constituído de 5 lições abordando os seguintes temas: vigilância e saúde ambiental, injustiça ambiental e sustentabilidade, ações de saúde ambiental.








Saúde e Cultura da Paz

Saúde e Cultura da Paz

Saúde e Cultura da Paz

Este módulo pretende abrir espaço para a discussão a respeito da importância de se criar uma cultura de paz baseada em uma relação complexa e não linear com o desenvolvimento humano. O módulo é dividido em quatro lições e pretende abrir espaço para uma discussão a respeito da importância de se criar cultura de paz baseada na relação com o desenvolvimento humano, permitindo: refletir sobre sua rotina (pessoal, familiar, profissional e comunitária); relacionar violência, saúde e contextos sociais; discutir conceitos de cidadania, equidade, justiça social, conflitualidade, não-violência e cultura de paz; refletir sobre as implicações da violência como problema de saúde; identificar ações necessárias ao enfrentamento dos agravos da violência com foco na atenção básica; enfatizar a necessidade da construção de Cultura da Paz a ser assumida como ação de Saúde Publica.








Alimentação e Nutrição Saudável

Alimentação e Nutrição Saudável

Alimentação e Nutrição Saudável

Os conteúdos desse módulo têm como intuito capacitar os profissionais de saúde para analisar a política nacional de alimentação e nutrição com ênfase na atenção básica/estratégia Saúde da Família. Visa compreender a inserção dessas ações nas práticas das equipes multiprofissionais e interdisciplinar, com destaque para segurança alimentar e nutricional, políticas públicas e programas sociais de alimentação e nutrição. É constituído de 4 Unidades com 3 lições em cada unidade. São abordados os seguintes temas: alimentação adequada, segurança alimentar, epidemiologia nutricional, vigilância alimentar, publicidade de alimentos, micronutrientes, alimentação em gestantes, crianças, adolescentes, idosos e doenças crônicas não transmissíveis.








BUSCAMOS CAPACITAR OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE


Para conseguir uma mudança real na saúde, precisamos expandir fronteiras. Por isso o projeto UNA-SUS desenvolve materiais e cursos para o desenvolvimento dos profissionais da saúde.

SOBRE A UNA-SUS UNB


Trata-se de uma proposta elaborada pela Universidade de Brasília (UNB), por intermédio das Faculdades de Ciências da Saúde, Medicina e de Ceilândia para a oferta de Curso de Especialização em Saúde da Família no contexto das ações governamentais do Ministério da Saúde com o programa da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) de forma articulada e integrada com a área de saúde da UNB.

A UNB atualmente, além do projeto de expansão das atividades de formação em saúde, apresenta um esforço de mudanças no processo de revisão da formação profissional orientado pelo projeto Sistema de Saúde Escola (PRÓ-SAÚDE) do ponto de vista da orientação teórica com a busca de formação e produção de conhecimentos relacionados à atenção básica, com enfoque na Estratégia Saúde da Família; e, na orientação pedagógica com propostas de ensino que incorporam metodologias ativas de aprendizado, particularmente na graduação e na pós-graduação lato sensu com a incorporação de aprendizagem intermediada por tecnologias em cenários de prática caracterizados por atividades extramurais em serviços e na comunidade.

A mudança do modelo de saúde orientado para a Saúde da Família constitui-se não apenas a porta de entrada para o sistema de saúde, mas a promoção de uma organização geral dos serviços de saúde, integrando os vários níveis de atenção, valorizando o núcleo familiar e o meio social que o indivíduo está inserido, em substituição à abordagem individual, meramente biológica e descontextualizada de seu meio.

Os profissionais que atuam em uma unidade de atenção básica sob a Estratégia da Saúde da Família – médicos, enfermeiros, cirurgiões dentistas – devem conhecer, detalhadamente, a realidade das famílias que moram em sua área adscrita, incluindo seus aspectos físicos e mentais, demográficos e sociais.

Compete a eles estar atentos para os processos patológicos identificados nos indivíduos, em todos os momentos do seu ciclo de vida, os quais deverão ser detectados e tratados precocemente, sempre de forma competente, humanizada e participativa. Da mesma forma, lhes caberá a identificação dos problemas de saúde prevalentes na área de sua abrangência e a construção de um diagnóstico psico-social, que envolva situações de vulnerabilidade sobre as quais a população encontra-se exposta.

A UNB ainda acumula inúmeras experiências nas áreas de concentração clínicas (Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Terapia Ocupacional e áreas afins) que bem poderão contribuir na abordagem clínica dos problemas de saúde que forem considerados objeto de educação permanente na UNA-SUS.

Pelo exposto, a UNB e seus parceiros a esse projeto, assume a co-responsabilidade de criar, colaborar e compartilhar para o fortalecimento de redes de pessoas e instituições que objetivam desenvolver competências individuais e das capacidades institucionais a fim de promover a qualificação, em serviço, dos trabalhadores do SUS, com foco nos profissionais envolvidos nas Equipes da Saúde da Família.

BUSCAMOS CAPACITAR OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE


Para conseguir uma mudança real na saúde, precisamos expandir fronteiras. Por isso o projeto UNA-SUS desenvolve materiais e cursos para o desenvolvimento dos profissionais da saúde.

SOBRE A UNA-SUS NACIONAL


O Sistema Universidade Aberta do SUS – UNA-SUS foi criado pelo Ministério da Saúde em 2010 para atender às necessidades de capacitação e educação permanente dos profissionais de saúde que atuam no SUS.

O Sistema é composto por três elementos: a Rede colaborativa de instituições de ensino superior – que atualmente conta com 36 instituições de ensino superior, o Acervo de Recursos Educacionais em Saúde – ARES e a Plataforma Arouca.

Um dos objetivos da UNA-SUS é a educação permanente, visando à resolução de problemas presentes no dia a dia dos profissionais de saúde que atuam no SUS. Para isto, os cursos oferecidos pela Rede têm enfoque prático e dinâmico, utilizando casos clínicos comuns.

Todos os cursos são inteiramente gratuitos e a modalidade de educação a distância foi escolhida para facilitar o acesso dos profissionais de saúde aos cursos, que possuem diversos níveis de capacitação acadêmica e podem ser acessados facilmente.

A Universidade Aberta do SUS – UNA-SUS é uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com estados, municípios, instituições públicas de ensino superior e organismos internacionais para oferta de cursos de pós-graduação e de extensão universitária. Com foco na qualidade didático-pedagógica, a UNA-SUS tem como finalidade atender às necessidades de capacitação e educação permanente dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde – SUS, por meio de cursos a distância, utilizando a internet como veículo de atualização profissional ao longo da vida.

Médicos, odontólogos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, gestores, entre outros trabalhadores do SUS, agora poderão ter acesso a cursos em diversos níveis de capacitação acadêmica de forma prática e acessível – de casa, do trabalho, da lan-house. Pelo correio, televisão, computador ou celular.

VÍDEOS


Primeiro encontro presencial UnB/UNA-SUS – Paulo César de Jesus – FM/UnB

BUSCAMOS CAPACITAR OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE


Para conseguir uma mudança real na saúde, precisamos expandir fronteiras. Por isso o projeto UNA-SUS desenvolve materiais e cursos para o desenvolvimento dos profissionais da saúde.

BLOG


Seleção de bolsistas para atuarem no projeto UNA-SUS/UnB

A Coordenação do Projeto UNA-SUS da Universidade de Brasília, no uso de suas atribuições legais, torna pública a abertura das inscrições e as normas que regerão o processo seletivo para o Programa de Bolsas Acadêmicas do Projeto UNA-SUS da UnB. Serão oferecidas 05 (cinco) bolsas, com vigência de 06 (seis) meses, a vigorar a partir […]

Seleção de bolsistas para atuarem no projeto UNA-SUS/UnB

A Coordenação do Projeto UNA-SUS da Universidade de Brasília, no uso de suas atribuições legais, torna pública a abertura das inscrições e as normas que regerão o processo seletivo para o Programa de Bolsas Acadêmicas do Projeto UNA-SUS da UnB. Serão oferecidas 12 (doze) bolsas, com vigência de 06 (seis) meses, a vigorar a partir […]

COMITÊ GESTOR


BUSCAMOS CAPACITAR OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE


Para conseguir uma mudança real na saúde, precisamos expandir fronteiras. Por isso o projeto UNA-SUS desenvolve materiais e cursos para o desenvolvimento dos profissionais da saúde.

EQUIPE TÉCNICA


DESENVOLVIDO PELA UNA-SUS UNB


Campus Universitário Darcy Ribeiro – Asa Norte, Brasília/DF – Brasil

+61 3107 1975

+61 3107 7001

Contato


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