AMBIENTAÇÃO

Módulo de Ambientação à Plataforma EAD para estudantes do Curso de Especialização em Saúde da Família do Projeto Universidade Aberta do SUS (UNASUS), da Universidade de Brasília (UnB).

Tecnologias da Informação, Educação e Comunicação em Saúde da Família

Neste módulo trabalharemos os princípios da Comunicação em Saúde mediada por Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC). Tem como objetivo introduzir o aluno à utilização das tecnologias de EAD para o desenvolvimento de habilidades e competências para emprego das novas formas de ensinar e aprender, mediadas pelas TICs na informação, educação e comunicação em saúde, e ainda utilização desses recursos para fortalecer estratégias de aprendizagem e mediação colaborativa em rede na base territorial para a Gestão da Informação e do Conhecimento em Saúde.

Políticas de Saúde

Este módulo tem foco no contexto da política de saúde no SUS e a organização das Equipes de Saúde da Família. É composto por três lições que abordam os seguintes temas: políticas de saúde, as diretrizes e organização do SUS e a Atenção Básica e a Estratégia Saúde da Família. Procura-se convidar os participantes a refletir sobre a saúde no sistema público procurando a expressão de dinâmicas sociais mais amplas e possibilidade de melhora da sua organização.

Cuidado da Saúde da Criança e Adolescente

Esse módulo visa analisar o processo saúde-doença-cuidado da criança e do adolescente no país com foco nos fatores de risco determinantes da morbi-mortalidade dos grupos etários á luz das políticas públicas definidas pelo Ministério da Saúde no âmbito da atenção básica/Estratégia Saúde da Família. A proposta visa ainda à elaboração de planos operacionais nas unidades de atuação das Equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF).

Cuidado Integral à Saúde da Mulher

Os conteúdos desse módulo estão divididos em três eixos: comunitário, familiar e individual. O módulo tem foco no desenvolvimento de habilidades que possibilitem a efetivação de práticas multiprofissionais e interdisciplinares capazes de diminuir a morbidade e mortalidade feminina de causas preveníveis e controláveis e assegurar qualidade assistencial no atendimento da mulher em todas as fases do seu ciclo vital. ​

Cuidado Integral da Saúde do Adulto

O módulo tem foco nas práticas integrais do cuidar à saúde do adulto, considerando suas necessidades de saúde-doença, a partir do perfil epidemiológico no âmbito da Atenção Básica/Estratégia Saúde da Família, visando construir plano de cuidados ao indivíduo, às famílias e à comunidade. Os conteúdos estão divididos em 4 lições: Estilo de Vida Saudável; Hipertensão Arterial; Tuberculose e Diabetes Mellitus

COMITÊ GESTOR

Dr.Gustavo Adolfo Sierra Romero

Gestão do projeto

Diretor da Faculdade de Medicina-UnB

Dra. Gilvânia Feijó

Coordenação Geral

Doutora em Patologia Molecular. Professora Adjunta da UnB.

Dra. Celeste Aida N. Silveira

Coordenação Administrativa

Doutora em Medicina Tropical. Professora adjunta aposentada da UnB.

Dra. Juliana F. Fracon e Romão

Coordenação de Tutoria e Supervisão

Doutora em Medicina. Professora Adjunta da UnB.

(VAGO)

Coordenação de Tecnologias

(DESCRIÇÃO)

Dra. Maria da Glória Lima

Coordenação Pedagógica

Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da UnB.

MSC. Kátia Crestine Poças

Coordenação de Assuntos Acadêmicos

Mestre em Saúde Coletiva. Professora Assistente da UnB.

Suellaine Maria Silva Santos

Secretária Geral

Graduanda de Comunicação Social/Jornalismo – UCB

SOBRE

HISTÓRIA

A Universidade de Brasília – UnB, representadas pelas Faculdade de Medicina – FM, Faculdade Ciências da Saúde – FS e Faculdade da Ceilândia – FCE, passou a compor em 2010, a Rede da Universidade Aberta do SUS – UNA-SUS, criada pelo Ministério da Saúde, para atender às necessidades de capacitação e educação permanente dos profissionais de saúde que atuam no Sistema Único de Saúde, por meio de ofertas de cursos em ambiente virtual de aprendizagem e de produção de material didático de livre acesso.

A UNASUS – UnB tem envidado esforços para desenvolver e incorporar as tecnologias de informação e comunicação, constituindo para tanto, uma equipe própria para dar suporte tecnológico ao ambiente virtual de aprendizagem e constituir uma rede colaborativa para a criação e produção de material didático para oferta de cursos e programas de especialização em áreas estratégicas do SUS.

A UNASUS – UnB, além do projeto de expansão das atividades de formação em saúde, busca incluir e integrar outras experiências de formação, como o PRO-SAÚDE – Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde e o Telessaúde de maneira a promover as condições necessárias para qualificar os trabalhadores do SUS para o enfrentamento dos problemas locais de saúde.

Contato e Informações

  •   +61 3107-1975
  •   Campus Universitário Darcy Ribeiro – Asa Norte, Brasília/DF – Brasil
  •   moodle.unasus.unb@gmail.com.